Home » , » UNICEF APRESENTA DADOS SOBRE INFÂNCIA E JUVENTUDE NO MARANHÃO

UNICEF APRESENTA DADOS SOBRE INFÂNCIA E JUVENTUDE NO MARANHÃO

Postado Por: 2010 As segunda-feira, 8 de dezembro de 2014 | segunda-feira, dezembro 08, 2014



Unicef Apresenta dados sobre a Infância e a Juventude do Maranhão e da Amazônia




Na última semana, 4/12, no auditório do Hotel Grand São Luís, em São Luís, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Apresentou dados relativos a situação da criança e do adolescente na Amazônia incluíndo o Estado do Maranhão.



A apresentação do material no Maranhão foi uma avaliação das ações que vem sendo realizadas nos estados da Região Amazônica (maranhão incluso). Os dados foram apresentados para grupos de jornalistas maranhenses, para que conheçam ainda mais a realidades destes estados em números, no que se refere a situação da infância e da adolescência.


Os dados são resultados dos últimos 2 anos (2013 – 2014) dos programas Selo Unicef Município Aprovado, Plataforma dos Centros Urbanos e do Programa Aprender do UNICEF.


Alguns dados importantes apresentados durante o evento:

q  Taxa de mortalidade infantil na região Amazônica é superior à média nacional em 24.2 por mil habitantes  (no Brasil é 16/1000); mais de 18% dos adolescentes (15 a 17 anos), ainda estão fora da escola. 


q  A fraca presença do Estado em muitas região, tais como fronteiras, municípios isolados e onde atualmente acontecem as grandes obras, estão levando a um aumento considerável da exploração sexual infanto-juvenil;


q  Foi a única região em que os indicadores do trabalho infantil apresentaram piora expressiva com mais de 489 mil  crianças e adolescentes com idade entre 5 a 17 anos trabalhando (aumento nos Estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Tocantins).

q  No Brasil, 3,8 milhões  de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão fora da escola no Brasil. Fonte: Censo 2010.

q  No Brasil, 8,8  milhões  de alunos do ensino fundamental estão em risco de exclusão por causa do atraso escolar. Fonte: Censo 2010.

q  No Maranhão, o nível de aprendizado em Português no 5º Ano é de 15%. A média brasileira é de 37%. Apenas 4% dos estudantes maranhenses apresentam aprendizagem adequada no 9º ano em Matemática. A média brasileira é de 12%. Fonte: Prova Brasil 2011. INEP. 

q  Taxa de Distorção Idade-Série, no Ensino Fundamental de 8 ou 9 anos, em 2010 é de 30,5% no Maranhão e de 23,6% no Brasil. No Ensino Médio essa taxa alcança  48,3% no Maranhão, enquanto o Brasil possui 34,5%.   Fonte: Mec/Inep/Deed




Espera-se que a cobertura sistemática desses dados permita a elaboração de políticas públicas específicas para a infância e juventude a fim de respeitarmos ainda mais os direitos deste importante grupo social.


ATENÇÃO: O MELHOR DO BAIRRO


Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger